O que diz este blog?

A minha foto
Aqui há informações sobre cães, como cuidar, algumas duvidas,curiosidades etc.. Este blog é ideal para amantes e donos de cães. Espero que gostem :).

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Férias e banhos de sol

O bom tempo dos meses de verão permite que os cães e donos desfrutem dos momentos de lazer, seja no campo ou junto à água. Mas nesta época quente é necessário estar atento ao perigo que o sol representa e a outras ocorrências mais frequentes durante as férias.

O sol pode prejudicar o seu cão tanto como a si. Neste caso, o melhor é prevenir. Tente que esteja em casa ou à sombra entra as 11 e as 17 horas, período em que a intensidade solar é maior.
Para evitar queimaduras queimaduras solares nos cães, podemos aplicar um pouco de creme solar na ponta das orelhas e no nariz (na zona de união entre a pele e o nariz9, onde a proteção pilosa é menos abundante. Não se deve aplicar creme em zonas que possam lamber.
Pode ser utilizado um protetor solar para humanos, mas já existem no mercado loções e cremes de proteção sola específicos para animais de companhia. Estes protetores específicos são melhores para os proteger dos raios violeta, prejudiciais ao pelo e à pele.


Não são aceites em todas as praias!

Se gostarmos de levar o nosso cão para a praia connosco,  temos de nos lembrar que na época balnear estes não podem frequentar praias concessionadas, nas quais é possível ver um sinal de proibição junto aos locais de acesso ás mesmas.
No caso de querermos mesmo fazer férias na praia na companhia do nosso cão devemos procurar uma praia que permita acesso de cães. Podemos procurar essa informação na Internet antes das férias.
Mesmo nas zonas em que o nosso cão é aceite é essencial que este se mantenha calmo e que não incomode as outras pessoas. 

O cão também tem de ter o seu saco de praia, pois é essencial levar um bebedouro, água potável fresca, brinquedos, sacos de plástico e uma toalha.
A água é essencial, caso contrário, o cão irá beber a água do mar e pode vir a ter problemas de estômago ou ficar desidratado. Na praia, os cães bebem muita água, devido ao calor e ao exercício que fazem. Pode levar também uma bebida de reidratação não gaseficada, como as usadas pelo desportistas, para recuperar algumas que se perde quando se faz muito exercício.
Não deixe que o seu cão esteja muito tempo exposto ao Sol. É necessário ter um chapéu de sol para evitar acidentes como um golpe de calor. Se levarmos os seus brinquedos favoritos é mais fácil de o manter entretido à sombra. 
Os sacos de plástico devem estar sempre à mão, para apanhar os seus "presentes" na areia. 
E sobretudo que se divirta muito na praia com o seu cão.



Sem comentários:

Enviar um comentário