O cão é fiel e obediente, o gato é independente e esperto, essa é a fotografia mental que formámos de ambas as espécies.
Todos sabemos que o nosso animal de companhia é único, especial, com o seu próprio talento, mas a ciência, que trata as espécies sem sentimentalismo, comparou a inteligência de cães e de gatos. Na hora de determinar qual das duas espécies é a mais completa intelectualmente, os cientistas comprovaram que os cães e gatos se parecem mais do que aparentam.
Chamamos inteligência à capacidade de entender, assimilar, elaborar informação e utilizá-la adequadamente; e inteligência emocional à capacidade para reconhecer sentimentos próprios e alheios, e o conhecimento para os manipular. Cães e gatos desfrutam de ambos os tipos de inteligência.
Os cães forjaram a sua fama de inteligentes graças aos escritores de Hollywood e à estupidez dos humanos. Os gatos não contaram com fãs das suas proezas no grande ecrã, por isso estão em desvantagem.
Em resumo, cães e gatos continuarão a ser considerados os mais inteligentes segundo o dono possua um cão ou um gato. Entretanto, ambos continuarão a ser o animal de companhia preferido de milhões de famílias.
Os cães possuem uma maior flexibilidade vocal, são capazes de variar a duração, tom e frequência dos seu latidos, expressando com eles uma grande variedade de emoções.
Os gatos possuem 300 milhões de neurónios, enquanto os cães ficam nos 150 milhões.
Na presença do dono, o cão é valente, curioso e explora feliz o ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário