O que diz este blog?

A minha foto
Aqui há informações sobre cães, como cuidar, algumas duvidas,curiosidades etc.. Este blog é ideal para amantes e donos de cães. Espero que gostem :).

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O cão e o gato


Faz parte do imaginário humano de que o cão e o gato são inimigos naturais, bem como o gato é do rato. Frases do tipo "parecem cão e gato" reforçam a ideia de que os dois não se toleram. É sabido que estes mamíferos, apesar de domesticados e sob o interesse do homem, possuem hábitos totalmente diferentes, o que não é sinónimo de inimizade. O cão, mais sociável que o gato, devido á sua relação de dependência, pode viver com um gato sob o mesmo teto.

Essa afirmação popular pode ter surgido por disputas territoriais ocorridas diante dos olhos das pessoas. Quando um outro animal é introduzido no território de um cão, o cão sente que tem de proteger o seu território contra o invasor.
Isso pode acontecer com qualquer bicho, mas tornou-se mais comum entre cães e gatos por ambos serem espécies domesticadas e do agrado do ser humano. O cão vê o novo morador como ameaça, rosna para ele e o gato responde igualmente com o seu tipo de rosnado, o que significa uma agressão para o cão, que começa a persegui-lo. Rápido, o felino é um estímulo ao instinto caçador do cão, que não para de correr atrás. Depois, o gato interrompe a correria e o cão desiste, pois a diversão acabou.






A comunicação dos cães


A forma de comunicação mais conhecida dos cães é o latido, apesar de chorarem, rosnarem, uivarem, cheirarem e utilizarem a sua linguagem corporal para se fazerem entender tanto para os outros cães quanto para nós, humanos.

A relação entre os cães ocorre, na grande maioria das vezes, de modo bem diferente da dos homens, muitas vezes as suas atitudes não são compreendidas, porque se cheiram tanto, latem sem motivos, estão brincando e de repente começam a brigar.

Os cães também sentem medo, ansiedade, interesse, alegria e outras emoções. E, por serem animais sociáveis, dedicam parte do tempo em conhecer seu ‘status'’ dentro da relação. Nos primeiros meses de aprendizagem, os cães precisam do contato com outros cães para aprenderem a sua ‘linguagem’. Durante as primeiras sete ou oito semanas, os cachorros aprendem toda a base da comunicação com a mãe. 


Na época do desmame, o contacto com os irmãos ou com outros cães também é importante. Nas brincadeiras com os outros filhotes, o cachorro aprenderá como demonstrar a dor, a brigar pela comida e a aprender uma parte dos seus meios de comunicação.


De todas as formas de comunicação, a mais importante da vida do cão, entre os cães, é a corporal. Através da leitura da posição das orelhas, da cauda, dos olhos e do corpo em geral, os cães poderão identificar o estado de outro animal, como a aceitação das brincadeiras ou da dominância.

O odor, também de animal para animal, é importante na comunicação para a identificação única de cada indivíduo.